Turismo em crescimento motiva aumento das agências de viagens
Com a facilidade em encontrar voos e organizar viagens online, as agências de viagens viram-se, durante algum tempo, em declínio. Um maior acesso à Internet e o aumento de companhias aéreas low cost fizeram das viagens algo mais fácil de alcançar para uma grande parte das pessoas. Assim, muitas agências de viagens depararam-se com um clima em que não este modelo de negócio não seria sustentável. Contudo, desde o ano passado que a situação tem invertido. O crescimento do turismo e da actividade turística tem motivado o aparecimento de novas empresas neste e noutros sectores. Empresas de animação turística aumentaram significativamente e até as agências de viagens renasceram das cinzas para reencontrar os seus negócios. O relatório da Informa D&B mostrou que no sector da actividade turística nasceram cerca de 792 empresas, sendo que estão incluídas empresas de animação turística e agências de viagens neste número. O aumento do número de empresas ligadas ao turismo foi de 13,2% em relação ao ano passado. Esta tendência têm-se verificado um pouco por todo o país, mas está essencialmente alocada nos concelhos do Porto.