Pode até parecer que estas são muito parecidas com as sessões práticas, mas não se deixem enganar. Ao contrário das sessões práticas, que são obrigatórias para que os formandos finalizem as formações, as sessões de jobskills são facultativas.
No que consistem, então, as jobskills?
A Master D pretende que os formandos saiam dos cursos com o máximo de competências profissionais possível. As sessões de jobskills são uma estratégia para que os formandos de cursos teóricos tenham uma componente prática.
Como acontece com as sessões práticas dos cursos da área técnica, estas têm o objectivo de dar competências profissionais práticas. No entanto, as jobskills são apenas uma actividade complementar ao próprio curso.
Estas sessões são planeadas de forma a fazerem parte do programa de um ou mais cursos. Por exemplo, a sessão de “conforto dos doentes e controlo de desperdícios” está ajustada para os cursos de Auxiliar de Saúde e de Auxiliar de Geriatria. Assim como a sessão de “Gestão de reclamações” se ajusta aos cursos de Assistente Administrativo-Financeiro e Assistente Administrativo-Recepcionista.
Já as sessões de “Inteligência Emocional”, por exemplo, foram concebidas apenas para o curso de Auxiliar de Educação Infantil. Também a sessão de “Meios de Diagnóstico” foi planeada apenas para a formação de Auxiliar de Clínica Veterinária.
Para além das sessões exemplificadas acima, existem outras que contemplam muitos outros cursos da área de inovação. Podem ter acesso à calendarização no Campus Virtual.
Para os formandos que se encontram a fazer o curso totalmente a distância podem usufruir de workshops temáticos. Desta forma têm um complemento semelhante ao formandos que têm a possibilidade de se dirigir ao centro.